Fonte |
Contemplações Evangélicas
Pe. Júlio Maria de Lombaerde, S.D.N.
Edição de 1934 - 565 págs
Clique aqui para ver o
publicado anteriormente no blog
(Nota do blog: Infelizmente o P. Julio Maria de Lombaerde faleceu antes de concluir todos os volumes das "Contemplações Evangélicas" que pretendia)
Carta de sua excia. Revma. D. Carloto da Silva Távora –
Preclaro Bispo de Caratinga
V. revma. pede-me o Imprimatur para reimpressão de seu belo e incomparável livro das Contemplações evangélicas.
Conheço este livro, como conheço os outros livros saídos de seu coração de apóstolo e de lutador; conheço também o bem que fazem estes livros e conheço grande número de almas que eles já levaram aos pés do Senhor.
Conheço este livro, como conheço os outros livros saídos de seu coração de apóstolo e de lutador; conheço também o bem que fazem estes livros e conheço grande número de almas que eles já levaram aos pés do Senhor.
Suas <<Contemplações>> não precisam de apresentação; já figuram em todas as comunidades religiosas e em todos os presbitérios. A quem as não conhece ainda, basta repetir a palavra do Apocalipse: Accipe librum et devora illum... in ore tuo erit Dulce tanquam mel (Ap 10,10).
A satisfação, a edificação, a compunção, o entusiasmo que sentirão em lerem estes brados de fé ardente e de amor comunicativo, dirão melhor que qualquer recomendação o que é, o que vale e o que pode este livro admirável.
Dos livros que percorri em minha vida, não encontrei outro superior, que penetrasse tão profundamente e com tanta perspicácia no âmago da paixão de Jesus Cristo, e que analisasse com tanto senso psicológico as tendências e as fraquezas humanas. V. revma., com uma segurança exegética admirável, soube descobrir, através da letra do evangelho, horizontes novos e inexplorados na vida e na paixão do Salvador.
É um tesouro que deve estar nas mãos de todos aqueles que desejam santificar-se, e para isso adquirir o espírito de meditação e de contemplação.
Nesta obra, antes de tudo ascética e dogmática, sente-se, menos que em seus livros apologéticos, o polemista conhecido e apreciado, mas sente-se mais, se for possível, o teólogo seguro, o doutrinador metódico, o exegeta profundo e o asceta experimentado na direção das almas, conhecido pela pregação de retiros do clero.
Mando com íntima satisfação o Imprimatur pedido, junto com meus parabéns e os meus votos, para que não demore a publicação dos outros volumes que devem completar a série admirável das contemplações evangélicas.
Com a minha bênção, reitero o protesto de minha sincera estima.
Humilde servo
† Carloto – Bispo de Caratinga
2 comentários:
Alexandria, tem como reativar o link deste livro? Agradeço desde já!
Salve Maria, Marcos!
Tanto tem que já foi reativado! =)
Boa leitura!
Saudações!
Postar um comentário
Em breve lhe darei um retorno, porém se o seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!