31 dezembro, 2020

Preciosos pensamentos para cada dia do ano

Frei Pedro Sinzig, O.F. M.
Edição de 1921 - 496 págs



DUAS PALAVRAS

«Eu meditar?!»

«E porque não? Meditar é conversar com Deus, é refletir sobre as verdades da Santa Religião, é conhecer-se mais a si mesmo, é tomar boas resoluções, é antecipar a ocupação celestial, e isto te poderá ser alheio?»

24 dezembro, 2020

Padroeiro dos Catequistas e Seminaristas

 
 
Ângelo Biancotti
Edição de 1965 - 287 págs


« [...] S. Carlos! Exemplo maravilhoso de impávida constância, de generosa paciência, de ardente caridade, de zelo iluminado, incansável, magnânimo, de todas aquelas virtudes que transformam o homem num verdadeiro apóstolo de Cristo. Ele tem sede de almas. Não deseja senão almas, não pede senão almas, não quer senão almas. Da mihi animas, coetera tolle
   S. Carlos! E’ um nome este que o missionário católico não deveria nunca ouvir sem deixar-se inflamar pelo mais nobre, mais vivo entusiasmo, sem sentir-se profundamente comovido! . .. Caríssimos filhos, espelhai-vos nele, recomendai-vos a ele, colocai nele vossa confiança, e estai seguros de sua proteção!»

ÍNDICE

22 dezembro, 2020

Estudo Bíblico

 
Peter F. Ellis, C. SS. R.
Edição de 1985 - 526 págs

Os homens e a mensagem do Antigo Testamento foi inicialmente planejado só para os que se iniciam no estudo da Bíblia. Por isso a primeira ideia era introduzi-los a cada um dos livros sagrados, de modo a se familiarizarem com eles. Ao preparar, porém, o texto para essa iniciação, pareceu-me haver um público mais amplo. Ampliei então o plano inicial, acrescentando a análise literária dos livros e uma rápida visão da teologia bíblica correspondente. Isso para aqueles que estudam a Bíblia como complementação para o estudo da Teologia. Acrescentou-se ainda o estudo de 75 salmos, tendo em vista os clérigos e os religiosos, que diariamente recitam o Oficio Divino, bem como os leigos, sempre mais numerosos, que instintivamente são levados por sua piedade às fontes inspiradoras da oração litúrgica.

ÍNDICE

14 dezembro, 2020

À Mocidade ➜ Sobre a Castidade

 
 
Dr. Irineu Torres de Vasconcellos
Edição de 1925 - 99 págs

“0 tumulto me desorienta; eu não quero enxovalhar meu vestuário com a lama das ruas; quero em trajes de gala imaculados esperar o dia do porvir...”

Henrik Ibsen

"Em 1919, era solteiro, contava vinte e cinco anos de idade, quando, com coragem e desassombro, defendi a tese da “Possibilidade e Dever da Castidade antes do Matrimônio” , sendo aprovado com distinção.

09 dezembro, 2020

Curso de Religião - Ilustrado (Salesianos)

Editora Salesiana
Edições de 1953 - 1954 - 1964 - 1965

Introdução

Dogma

Graça ( Sacramentos - Oração - Liturgia)


  E vos, milhares de jovens, que este vosso Pai desejaria abraçar a todos e a cada um em particular; vós, esperança segura da Igreja e da Pátria, almas cândidas que ainda irradiais, cristalina e pura, a luz suave da inocência, buscai ansiosos a Doutrina Cristã, conservai carinhosamente o Catecismo, escutai atentos vossos mestres, aprendei bem, procurai compreender inteiramente e jamais olvideis esta doutrina que um dia talvez — em circunstância remota, que hoje não podeis sequer prever — será vossa tábua de salvação nas procelas da vida. Quer o Papa que no Catecismo aprendais a colocar a Deus no centro de vossa vida, a conhecer e amar a Jesus Cristo, a viver na sua graça, e na fiel observância dos Mandamentos, a ser bons, obedientes, estudiosos e, acima de tudo, piedosos.

De mensagem radiofônica dirigida ao
Congresso Catequético de Barcelona
7 de abril de 1946
Pio XII





05 dezembro, 2020

Os XXI Concílios

 


Hubert Jedin
Edição de 1961


  "[...] Neste opúsculo não nos ocupamos nem com estas conferências episcopais nem com concílios de ordem inferior. Nossa atenção dirige-se, exclusivamente, aos vinte Concílios Ecumênicos, reconhecidos como tais pela Igreja. [...]




21 novembro, 2020

Festa da Apresentação de Nossa Senhora no Templo


Postagem Comemorativa
Uma década trazendo
a Santa Doutrina a todos
(21-11-2010    21-11-2020)


Disposições de Maria consagrando-se a Deus

Segundo Santo Epifânio e São Germano, Maria deixou seus pais na idade de três anos e foi oferecer-se a Deus no templo de Jerusalém. Esta Virgem predestinada compreendeu desde então que o Senhor ama as primícias da nossa vida, como a homenagem mais em relação com a pureza de seu ser, e com o domínio universal que ele deve exercer sobre nós. O Espírito Santo ensinara-lhe que toda criatura, como propriedade do Criador, deve dar-se a Ele sem tardança e sem reserva, por causa do seu domínio essencial, necessário, absoluto, sem restrição no tempo e na eternidade. A Virgem Imaculada fez ao Senhor a consagração da sua pessoa com generosidade sem igual, com amor superior ao de todos os anjos e santos reunidos.

24 outubro, 2020

Meditações para pessoas casadas

 
Raúl Plus, S.J.
Edição de 1947 - 671 págs


PLANO GERAL

Introdução e meditações preliminares

LIVRO I
Cristo

LIVRO II
O valor pessoal, segundo Cristo
A -A alma do Cristianismo
B -A prática da vida cristã
C- O espírito cristão

LIVRO III
A Família, segundo Cristo
A - O Matrimônio
B - 0 Lar
C - A Educação

LIVRO IV
A sociedade segundo Cristo

LIVRO V
Em face da eternidade

18 outubro, 2020

O Apóstolo dos Aflitos ➜ 19/10 - Iníco da Novena

 
D. Tadeu Strunk, O. S. B.
Edição de 1950 - 98 págs

Oração Indulgenciada

Glorioso São Judas Tadeu, pelos sublimes privilégios de vosso apostolado e de vosso parentesco com Nosso Senhor Jesus Cristo, que tanto serviram para enobrecer e realçar a vossa vida, e pela glória que, em recompensa de vossos trabalhos e de vosso martírio, estais gozando agora no Céu, obtendo-nos, do Autor de todo dom excelente, todas as graças espirituais e temporais de que necessitamos . . . para salutarmente pormos em prática os santos ensinamentos que nos deixastes escritos na vossa Epístola.

16 outubro, 2020

“Senhor, não me abandone, eu confio em Ti”

 
Cartas de um Condenado
Cartas da prisão de Jacques Fesch, guilhotinado aos 27 anos
A.-M. Lemonnier
Edição de 1978 - 147 págs

A pedido da editora que adquiriu os direitos autorais da presente obra, ela foi retirada do blog.


Sua história é um exemplo maravilhoso de que é possível uma conversão sincera, um arrependimento verdadeiro e de que, mesmo tendo-se cometido pecados graves, uma pessoa pode vir a se santificar pela confiança em Deus, pelo reconhecimento da infinita misericórdia divina, pela humildade, pela oração, pela contrição perfeita de seus pecados e pelo oferecimento a Deus de todas as suas penas e sofrimentos como forma de expiá-los. Sua história é muito edificante.

Contra Capa

10 outubro, 2020

Raridade escrita pelo Padre Manoel Bernardes, C.O.

 
Escrita pelo Padre Manoel Bernardes
Da Congregação do Oratório de Lisboa
Ediçao de 1757 - 280 págs

AO LEITOR

O Intento do Padre Manoel Bernardes em compor o presente opúsculo foi só o de instruir aos Congregados nos nove dias de Exercícios que em cada ano somos obrigados a ter pelos nossos estatutos. Porém, como em todo ele não há doutrina tão particular que facilmente não possa cada um aplicar ao seu estado, como tem mostrado a experiência em muitas pessoas que por esta Direção se governaram querendo tomar os mesmos Exercícios, pareceu conveniente o publicar também esta com as outras obras do mesmo Autor, que tanto fruto tem causado, e vão causando cada dia nos que as leem. O que desta se pode tirar não é necessário dizê-lo eu, porque a experiência de cada um dirá melhor, querendo aproveitar-se da sua lição; e não duvido sejam muitos os que a ela se apliquem, principalmente hoje em que tantos costumam recolher-se a fazer estes Exercícios, de novo introduzidos nesta Corte pelos veneráveis filhos da exemplaríssima Congregação de Milão, que Deus Nosso Senhor aumente e espalhe por todo este Reino para reforma dos costumes de todos e para que, por meio de tão santos operários, se veja em todo o Estado Clerical aquela perfeição de vida que é própria de tão alta dignidade. Das outras advertências, que nos Prólogos dos livros se costumam fazer do método e estilo com que vão escritos, nos desobriga o nome do Autor já hoje por meio das Tuas obras tão celebrado neste Reino, e até nos estranhos, que ele é o melhor elogio , que lhe podemos dar.

Índice

do que contém esta Direção

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html



RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS